Poucos dias antes de eu nascer, no ano de 1973, acontecia o comentado até hoje 1º Salão Internacional Aerospacial. O público teve a grande oportunidade de estar perto dos mais arrojados aviões de diversos países naquela época, tanto em solo que em voos memoráveis. Nesta matéria vocês terão informações, relatos e um grande conteúdo visual, talvez a mais rica já disponibilizada sobre este evento histórico que ocorreu em São José dos Campos e São Paulo.
Estas fotos registraram o sr. Nelson Roberto com sua família quando foram conhecer o avião cargueiro C-5 Galaxy, o maior do mundo na época.
A ideia nasceu em junho de 1970, quando o brigadeiro Paulo Vítor, então diretor do Centro Técnico Aerospacial – CTA, de São José dos Campos, visitava o recém-construído Pavilhão de Exposições do Anhembi. Conversando com o sr. Omar Guaselli, da Cia. Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos Ltda., o brigadeiro pensou na possibilidade de aproveitar a enorme estrutura metálica do Pavilhão para expor aviões, numa grande feira da indústria brasileira.
A Alcântara Machado estudou a ideia e decidiu organizar um salão muito maior nos moldes dos importantes salões aerospaciais de Le Bourget (França) e Farnborough (Inglaterra). Para isso seria necessário fazer do salão brasileiro o local de encontro entre os grandes fabricantes e os latino-americanos, grandes compradores.
O objetivo da feira, portanto, é basicamente comercial. Pretende-se reunir, de um lado, os representantes dos principais fabricantes; e do outro, representantes dos governos e empresas aeronáuticas da América Latina, mercado que adquire todos os anos cerca de quinhentas aeronaves e milhões de dólares em peças e equipamentos. Nosso salão, por isso, é como uma porta para o mercado latino-americano.
“Eu trabalhava na biblioteca da Embraer. Ele veio em direção ao janelão e eu ficava em frente. Achei que o Harrier ia bater. Ele desceu. Fiquei encantada. Fui pesquisar. As turbinas tinham um sistema de persianas que direcionavam o movimento do bruto.” Por Rita De Cássia Dell’Aquila.
“Eu estava lá tinha 11 anos de idade maravilhoso cada avião enorme para a época, quando o Galaxy levantava vôo era uma festa.” Por Carlos Alberto Molinary.
“Eu estava lá c/ apenas 10 anos e fiquei maluco em ver os Phantoms F-4 dos Tunderbirds. Festa da aviação de verdade, com aviões sensacionais!” Por Marcos Tato.
“Lembro bem deste evento, lembro de ter passado por dentro do Galaxy e ter visto de perto o Harrier e presenciado ele decolando verticalmente. O Galaxy quando chegou em SJC foi uma grande sensação. Vulcan a esquadrilha dos Blackbirds com seus Phantom F-4F.” Por Afonso Matarazzo Neto.
“A empresa em que eu trabalhava recebemos credencias para visitar e ver palestras dias semanais eu fiquei maravilhado com as tecnologias nos meus 19 anos foi uma das coisas lindas da minha vida.” Por Joaquim Carlos Miranda.
Também é a primeira oportunidade para que os brasileiros mostrem ao mundo os produtos de sua jovem e dinâmica indústria aerospacial. O que já representa três fábricas de aviões, uma fábrica de mísseis e foguetes, e centenas de empresas produtoras de aeropeças.
O projeto do salão recebeu o apoio oficial da Aeronáutica brasileira em 1972. Uma Comissão Coordenadora providenciou os detalhes e contatos internacionais; e decidiu realizar o Salão Internacional Aerospacial em dois locais, simultaneamente: no Anhembi, uma exposição estática de peças, equipamentos, turbinas e mísseis; no aeroporto de São José dos Campos, as demonstrações de vôo e a apresentação das aeronaves.
“Estive lá, foi uma grande festa, com momentos inesquecíveis, não sabia para onde olhar, com muitas atrações, aviões do mundo todo, uma emoção só, saudade gostosa.” Por Marcos Negreiros Pereira.
“Nossa na época os Thunderbirds usavam Phanton F4 e hoje em dia são os F16 as aeronaves mudaram mas as acrobacias continuam as mesmas.Mas deixando a crítica de lado que momento incrível para a aviação brasileira e para São José dos campos parabéns aos visionários que fizeram tudo acontecer.” Por Giuliano Nobile.
“Interessante, o protótipo do F-5E esteve no Brasil, conforme mostra o vídeo. Este mesmo protótipo tornou-se o 1º F-5E de produção, e em 1988 veio pro Brasil com a matricula FAB 4856 no segundo lote de caças F-5E, e voa até hoje no 1º/14º Gav Esquadrão Pampa. E foi o primeiro F-5 a ser modernizado pela Embraer.” Por Renato Moreira.
A preparação da feira exigiu a construção de um viaduto e um trevo rodoviário na via Dutra; a construção de mais 2 quilômetros de estradas pavimentadas e estacionamentos; e a preparação de uma área gramada de 85.000 metros quadrados junto do aeroporto de São José dos Campos, onde a Alcântara Machado ergueu também os chalés rústicos para abrigar estandes.
Existem algumas imagens em video, e uma delas é esta abaixo realizada em 8mm por Felipe Wasser.
A sequência de 21 fotos acima foi realizada pelo Coronel Tarquinio e digitalizada por seu filho, Zé Euclides Guimarães, em uma grande contribuição para o município.
Horários diferentes foram organizados, para as apresentações de shows de acrobacia; e para os contatos comerciais. E o primeiro Salão Internacional Aerospacial que se realiza no Brasil tornou-se realidade graças aos esforços da Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos, e do Ministério da Aeronáutica; e graças ao apoio dos governos do Estado de São Paulo e das prefeituras das cidades de São Paulo e de São José dos Campos.
Deixo para vocês um presente deixado por meu pai ainda nos anos 80, uma revista especial sobre este dia memorável da aviação brasileira.
Clique abaixo e acesse a revista completa em pdf:
https://drive.google.com/open?id=1RsvFx7PCEkzL1geTeZfW4x5Rj2JLwPBr
Recomendo mais estes 2 link´s com informações:
http://1salaointernacionalaerespacialdesp.blogspot.com/
https://www.cavok.com.br/blog/1973-um-harrier-no-brasil/
O video abaixo é do Arquivo Nacional. Curto, mas um bom complemento.
Este terceiro video possui um tempo maior, uma viagem mais longa à aquele ano que ficou marcado na história do município.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
Eu estive lá em dois dias. Durante a semana matei aula na USP para ir com colegas apaixonados por aviação. No sábado voltei lá (moro em Campinas) com outro amigo, e presenciei o acidente com Scott McGray. Estava caindo uma chuva bem leve quando ele decolou com um Citabria para fazer acrobacias, e eu fui até a beira da pista, até onde permitiam visitantes, barriga encostada na fita preta/amarela. Era um dos poucos ali quando ele caiu. Minutos depois apareceu uma equipe de reportagem procurando testemunhas; fui entrevistado pela Rede Globo e minha entrevista foi ao ar no Jornal Nacional.
Parabéns por manter essa página, muito legal ter encontrado tantos detalhes, inclusive a revista (que já baixei, obviamente).
Estivemos lá e guardo lembranças do Harrier.
Estive lá… lembro-me do Galaxy, dos caças americanos e do nacional Xavante…
Meu sonho ter participado, só posso usufruir da nostalgia alheia hehe
Também estive lá. Tinha 9 anos de idade e foi inesquecível Lembro que houve um acidente com um dos aviões de acrobacia em que o piloto Scott McGray perdeu a vida. Mesmo criança e lembrando de alguns moments apenas isso foi algo que me marcou bastante. Meu pai era um entusiasta (e ex-piloto de aeroclube no RS) em aviação e nos levou lá. Setembro de 1973!