O Distrito de Paz de Sant’Anna do Parahyba, do município e comarca de São José dos Campos, foi criado pelo Decreto num. 729 de &3 de outubro de 1931, com as divisas seguintes começam no rio Parahyba, onde o município de São José dos Campos faz divisa como de Caçapava, sobem pelo rio ate a barra do Ribeiro Lava Pés, sobem por este até a Estrada de Ferro Central do Brasil, e seguem pelo leito deste até frontear a casa da turma da mesma estrada; d’ahlem reta alcançam a foz de rio Jaguary no rio Parahyba, nas divisas do município de Jacarehy, continuando em vigor todas as demais divisas existentes.
Pelo recenseamento feito no ano de 1931, pelas autoridades escolares, por determinação do Governo do Estado, apurou-se que a população, somente do Distrito de Sant’Anna do Parahyba, era naquela época, de 9.226 habitantes, sendo 2.148 na sede do distrito, e 7.450 na zona rural. Considerando-se o grande desenvolvimento do distrito nestes últimos 4 anos, facilmente poder se-à calcular a sua população atual que vem aumentando com surpreendente rapidez, tal o elevado número de famílias que o procuram, procedentes das cidades e dos Estados vizinhos, contando-se hoje entre os seus habitantes, grande numero de pessoas vindas de São Bento do Sapucaby, Pindamonhangaba, Sapucahy Mirim, Paraisópolis e de outras localidades.
O seu clima é melhor que se possa desejar, es tando separado o Distrito de Sant’Anna, naturalmente, pela sua própria topografia, da cidade de São José dos Campos que se acha localizada num planalto a 2 kilometros da sede do distrito, sendo portanto, infundado qualquer (…) ou prevenção das pessoas mal informadas, que, (sugestionadas pela impressão de que por ser São José dos Campos uma estância climatérica encontram se apenas pessoas enfermas por toda a parte), desconhecem essa parte do município, onde a sua população é geralmente operosa e sadia, ocupando-se em todos os misteres, notadamente na industria e na lavoura.
Lavoura
Suas terras prestam-se para as mais variadas culturas e são muito férteis, o que atestam as fartas colheitas que se verificam anualmente.
A cultura do arroz tem se estendido pelas vargens imensas dos rios Parahyba. Jaguary, Buquira e muitos outros que banham as dadivosas terras do distrito, ocupando hoje, grande área de terreno e constituindo uma das principais fontes de renda do município, pro- duzindo só o Districto de Sant’Anna na última safra mais de 3000 sacas.
Além da cultura de outros cereais, está hoje muito desenvolvida a da cana, mandioca, fumo, algodão, da fibra. Quanto a da mandioca, merece um capítulo à parte, por ser a cultura da atualidade. Da mesma forma a pecuária, cujo desenvolvimento neste município real e promissor tendo tomado um grande impulso com a construção da Usina de Laticínios, em franco funcionamento e com capacidade para beneficiar toda a produção de leite do município.
Comércio
O seu comércio é sólido e movimentado, suplantando mesmo o de muitas cidades, mormente hoje, que a estrada de rodagem São José – Campos do Jordão, grande parte do movimento que era feito por Pindamonhangaba, passou a a ser feito com São José dos Campos, via Sant’Anna do Parahyba.
Esta afirmativa é justificada pelos anúncios que se encontram na seção ‘indicador comercial’, em outras páginas desta publicação.
Indústrias
Existem presentemente em franca produção, 10 olarias, produzindo em media 20.000 tijolos e muitos milhares de telhas, diariamente.
Jornal A Folha Esportiva, 10 de novembro de 1938
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com