O Semeador de Escolas

Transcorreu no dia 20 de novembro de 2005 o Centenário de nascimento do Professor Everardo Miranda Passos (1905-1965), o Semeador de Escolas. Vindo de Campinas, aqui se radicou e construiu família. Ingressou no magistério na Escola Normal que se instalou no prédio da Câmara Municipal fechada pela Revolução de 1930, na praça Afonso Pena, que posteriormente acoplou o Colégio e Ginásio Estadual “Coronel João Cursino”. Lecionava latim e português, mas não deixava de ser versado em outras matérias.

Liderando um grupo de professores do “João Cursino”, o Professor Everardo Passos fundou e dirigiu a Sociedade Civil Mantenedora da Escola Técnica de Comércio “Olavo Bilac”, sediada no prédio da Rua Francisco Paes nº 84, centro, ampliada com a quadra de esportes conhecida como “Bilacão” (Av. Tívoli, Vila Betânia) e nas dependências construídas especialmente para o maternal e pré-primário (Av. Floriano Peixoto – Centro), o “Bilaquinho”.

No Colégio Olavo Bilac nasceu a Associação Joseense de Ensino que, posteriormente, transformou-se na Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Por esta razão, o Professor Everardo Passos presidiu a instalação da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, cujo funcionamento foi autorizado pelo Decreto Federal nº 34.889, publicado pelo em 2 de janeiro de 1954. Porém, como não era dado a oratória, passou a palavra ao Professor Domingos de Macedo Custódio, seu colega de “João Cursino”, e grande orador.

A Sociedade Civil Mantenedora do “Olavo Bilac” foi também quem fundou, instalou e fez funcionar o Curso Ginasial Noturno em Santana do Paraíba, futuro Ginásio de Santana do Paraíba, ao lado da Praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, posteriormente incorporado à rede oficial de ensino do Estado com a denominação de Colégio “Professora Maria Luiza Guimarães Medeiros”.

São José dos Campos crescia e se industrializava, necessitando também de escolas profissionalizantes neste setor econômico, tal como acontecera com o comércio. Foi nas dependências do “Olavo Bilac” que ocorreram as reuniões, sob a liderança do Professor Everardo Passos, para a criação da primeira Escola de Ensino Técnico voltado para a indústria. Instalada no Jardim Esplanada, elegeu o “Semeador de Escolas” como seu patrono: Escola Técnica Professor Everardo Passos – ETEP. E hoje, além de continuar se destacando no ensino técnico profissionalizante, também abriga o ensino superior de alto nível.

Embora pessoa afável, o Professor Everardo Passos sempre levou com muita seriedade e determinação a sua condição de educador. Não admitia brincadeiras quando se tratava de aprendizado de seus alunos. Conta Cláudio Eduardo Cesar Costa que, também aluno do curso noturno do “Olavo Bilac”, Eduardo Cury, pai do ex-prefeito de São José dos Campos do mesmo nome, combinou com os colegas de classe uma homenagem pelo aniversário do “Semeador de Escolas”. Em sua entrada na sala de aulas, com o costumeiro cumprimento “Ave” (salve) todos se levantariam e o aplaudiriam.

Quando de sua entrada, no entanto, apenas o aluno Giácomo levantou-se e aplaudiu. O Professor Everardo Passos virou-se para ele e disse “Admiro muito o senhor, o mais velho da classe, que deveria dar o exemplo, fazendo essa palhaçada!” Silêncio total e depois de muito riso, foi explicado o que aconteceu pelo próprio Eduardo Cury. O Professor Everardo ouviu e afirmou: “Entendi, mas não aceito!”

São José dos Campos preparou uma justa homenagem pelo transcurso do Centenário de nascimento do Professor Everardo Miranda Passos. A Câmara Municipal, por iniciativa de seu então presidente, vereador Dilermando Dié, aprovou por unanimidade, Sessão Solene, realizada no dia 21 de novembro de 2005, para relembrar a vida e a obra do “Semeador de Escolas”, lançando, inclusive, a Medalha do Mérito Educacional “Professor Everardo Miranda Passos” que, anualmente, vem marcando a passagem da data, homenageando os educadores e as educadoras que se destacam durante o ano letivo e a melhor escola do ano.

O Clube de Joseenses e Amigos e as escolas fundadas, dirigidas e aquelas em que o Professor Everardo Passos lecionou, promoveram uma Caminhada Cívica, no dia 20 de novembro de 2005, saindo da Praça Afonso Pena e terminando no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na Avenida Olivo Gomes, resgatando os valores éticos, morais e profissionais que sempre nortearam a vida do Professor Everardo Miranda Passos, o ‘Semeador de Escolas” de São José dos Campos.
Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!