O texto abaixo encontra-se na entrada do casarão que existe há mais de 100 anos em São Francisco Xavier.
Situado aos pés da Mantiqueira, São Francisco Xavier começou a povoar-se a partir da década de 80, do século XIX, visando se tornar Distrito de São José dos Campos, em 1892. A história do Distrito se confunde com a História deste Casarão, que foi construída em 1919 pelo imigrante Italiano, Sr. Ernesto Manzi, te pedreiro e mestre de obras, o também italiano Sr. Batista Roncalli – primo do Pe. Angelo Giuseppe Roncalli, ou seja, Papa João XXIII, em 1958.
Feita ao estilo romano, tem como principais detalhes a faixa e as molduras largas, cujo material teve origem na própria região, como as madeiras da mata atlântica de telhas e tijolos feitos na olaria do Sr. Ezequiel Alves.
Este casarão também teve importância durante a Revolução Constitucionalista de 1932, pois foi em frente a ela que os soldados paulistas receberam as armas dos Tenentes Osvaldo e Fortes, para defenderem a região. E durante a 2a Guerra Mundial, onde neste local foram distribuídos produtos racionados e serviu como ambulatório médico, além disso, serviu como sub-prefeitura, correio, farmácia, pensão, gabinete dentário, sendo marcado pela luz elétrica em 1940, produzida a partir de gerador.
Em 1951, o casarão recebe a sua primeira reforma pelo proprietário Benedito Alves Batista, sendo trocados o alpendre e o telhado – nessa década São Francisco Xavier teve forte desenvolvimento com a chegada da água encanada, rede de esgoto, caminhões leiteiros e as primeiras linhas de ônibus.
Servindo como referência por longas décadas, neste local foram realizadas várias festas, bailes e casamentos, iluminados por lampiões Petromax. Local este que muitos vieram ao mundo como também se foram. Como um de seus filhos ilustres destaca-se Caetano Manzi Sobrinho (Caetaninho), que fora vereador de São José dos Campos e prefeito de Monteiro Lobato.
Nos anos 70, tendo como proprietário Sr. Eduardo Bernine, sofreu mais uma reforma, pelo Sr. Adelino Maia, onde forma retirados os vasos laterais e o abacaxi central.
No final da década de 90, seus novos proprietários, Sr. Joaquim Vieira Maia e sua esposa Sra. Deize Maria da Costa Maia, realizaram uma grande restauração ampliando e reestilizando todo o conjunto arquitetônico.
Recebendo pessoas ilustres como Bispos Diocesanos, padres, professores, prefeitos, deputados e senadores, entre outros o velho chalé demonstra sua grandeza na História do Distrito.
Hoje o casarão está novo e formoso, recebendo como sempre pessoas importantes e amigos da Sociedade Franciscana.
Fonte oral por moradores antigos da região
São José dos Campos, 03/04/2003
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente