Patrimônio Perdido – O Passado em Ruínas
O presente trabalho foi realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 2004, e entrega um estudo sobre nosso patrimônio perdido, aquele que foi referência no passado e hoje já não existe.
Um dos mais importantes observatórios amadores do país. Foi construído no final da década de 40, por Remo Cesaroni, tendo como professores, Domingos de Macedo Custódio e o professor Simão Chuster, entre outros. Considerado um dos mais bens equipados observatórios de iniciativa particular do continente americano, possuía uma estação meteorológica e uma oficina para a fabricação de telescópios. Filmes eram projetados procurando mostrar o aspecto do movimento dos astros, constelações e galáxias.
Cartão de Identidade s.d.
Fundo Remo Cesaroni
Arquivo Público do Município
Remo Cesaroni s.d.
Fundo Remo Cesaroni
Foto Angelino Jesus Rosa (Careca)
Arquivo Público do Município
Recebia visitas frequentes de pessoas em busca de informações acerca do tema e empréstimo de livros. Passou a ministrar cursos de iniciação e prática de astronomia, além de demonstrações ao público. Os cursos de astronomia eram frequentados por vários estudantes e professores. Contava com a colaboração de astrônomos da cidade e do Estado, como Aristóteles Orsini, diretor do Planetário de São Paulo, que vinha com sua equipe dar assistência ao Galileu Galilei.
Remo e o telescópio s.d.
Fundo Remo Cesaroni
Foto Angelino Jesus Rosa (Careca)
Arquivo Público do Município
O Observatório, embora amador, auxiliou em várias pesquisas astronômicas internacionais, inclusive da NASA, sendo vice-presidente dos estudos de Marte, num projeto em que a NASA incumbiu todos os observatórios a lhe mandarem dados de suas pesquisas. As demonstrações em público ocorriam nas ruas, em que as equipes saiam de Kombi e montavam telescópios nas praças públicas. Montou-se também um cinema, o Cine Planetário, com exibição de filmes europeus.
Domingos de Macedo Custódio no observatório já desativado na década de 1960.
Jornal ValeParaibano
Arquivo Público do Município
Funcionou até 1968, fechando com a sua morte. Foi doado em testamento para uma instituição. Domingos de Macedo tentou doá-lo a Fundação Valeparaibana de Ensino, mas não conseguiu devido a problemas no inventário. Neste interim, o edifício se degradou por falta de manutenção e alguns de seus materiais são roubados. Foi doado para a Prefeitura Municipal, que prometeu reativá-lo, sendo sua biblioteca doada à Secretaria da Educação.
Edificação. Década de 1960.
Jornal Valeparaibano
Arquivo Público do Município
No entanto, acabou não sendo cumprida esta promessa e o terreno foi dividido em várias partes. A área do observatório foi demolida e atualmente encontra-se no local um edifício residencial. A área do Cine Planetário foi adquirido pelo Supermercado Ema. O edifício foi demolido e o prédio do Cine Planetário permaneceu como local de armazenagem de produtos até o final da década de 90, quando foi demolido para ampliar espaço do estacionamento. Em 1993, os documentos e alguns equipamentos do observatório foram recuperados, estando sob a guarda do Arquivo Público do Município e Museu Municipal.
O Observatório na década de 1960.
Jornal Valeparaibano
Arquivo Público do Município
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Eng°. Edmundo Carlos de Andrade Carvalho
Diretor Presidente
Diretoria de Patrimônio
Engº. Vitor Chuster
Diretor
Departamento de Patrimônio Histórico
Antônio Carlos Oliveira da Silva
Pesquisador – historiador
Donato Donizete dos Santos Ribeiro
Historiador
Lucas Brito de Siqueira
Estagiário de História
Kátia Araújo Branco
Estagiária de Direito
Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente