Patrimônio Perdido – O Passado em Ruínas
O presente trabalho foi realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 2004, e entrega um estudo sobre nosso patrimônio perdido, aquele que foi referência no passado e hoje já não existe.
Igreja de Santana
Antiga Igreja de Santana 1922.
Almanaque de 1922
Napoleão Monteiro
Arquivo Público do Município
Iniciada sua construção em 1917, para substituir a antiga Igreja de Santana, que encontrava-se em ruínas. Até 1922, a mesma estava em construção. A antiga matriz foi construída pelos primeiros moradores para abrigar a Imagem de Santana, entre eles Felicio José Sant’Anna, Francisco dos Santos, João Baptista dos Santos, Antonio Vieira de Souza Neves. Datava de 1883, sendo iniciada em 1869, sendo o marco de fundação do bairro.
“Em 28 de Outubro de 1915 uma commissão composta dos srs. Benedicto S. Ramos, João Elias de Carvalho, Miguel Eras, prof. Visrgilio Rosa e Audemo Veneziani procurou o vereador Padre José Francisco Monteiro, vigário da parochia, propondo a construção de uma nova igreja de Santana.”
Antiga Igreja de Santana s.d.
Sant’Anna São José dos Campos evolução histórica e diretrizes urbanas
Esta comissão tornou-se a responsável pela construção da Igreja, sendo delegado para presidente Benedito Ramos. Fez-se, então, o assentamento da pedra fundamental no dia 19 de Agosto de 1917. Com várias contribuições recebidas, por donativos e festividades, esta foi sendo construída aos poucos.
Na década de 40, sob a responsabilidade do Padre Luís Gonzaga Cavalheiro, foi proposta a demolição da mesma. No final da década de 40, foi demolida, sendo substituída pela Igreja de Santana atual.
Ponte de Santana
Ponte de Santana Década de 1920.
Memória Fotográfica São José dos Campos 1916-1952
Arquivo Público do Município
A ponte metálica de mão única foi inaugurada em 1911, ligando o Bairro de Santana à estrada do Sul de Minas. Anterior a mesma, a travessia do Rio Paraíba ocorria através de um sistema de balsas, que eram alugadas pela Prefeitura Municipal.
Durante a metade do século XX, esta serviu como meio de passagem entre os moradores da Zona Norte (importante entreposto comercial e elo de ligação entre São José dos Campos e Minas) e o Centro da Cidade. Sofreu uma reforma em 1951, pelo Departamento de Estradas de Rodagem. Os jornais da época informavam haver um movimento em favor da construção de nova ponte, com mais amplitude e capacidade de dois veículos em trânsito e estabelecimento das respectivas ‘mãos” na década de 60, foi inaugurada a nova ponte, denominada de “Minas Gerais”, ao lado da antiga ponte, visando sanar o problema, fruto do crescimento do trafego no local. A ponte metálica passou a servir apenas à travessia de pedestre e ciclistas.
Em 1976, segundo os jornais da época, estava em péssimas condições, sendo demolida nesta mesma década. Em seu lugar foi construída nova passarela.
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Eng°. Edmundo Carlos de Andrade Carvalho
Diretor Presidente
Diretoria de Patrimônio
Engº. Vitor Chuster
Diretor
Departamento de Patrimônio Histórico
Antônio Carlos Oliveira da Silva
Pesquisador – historiador
Donato Donizete dos Santos Ribeiro
Historiador
Lucas Brito de Siqueira
Estagiário de História
Kátia Araújo Branco
Estagiária de Direito
Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
One comentário em “Patrimônios do Bairro Santana”