Pedro Maldos Rocha (1916-2003)

Pedro Rocha nasceu na cidade de Jambeiro em 27 de Janeiro de 1916, onde cursou as primeiras letras do ensino primário indo até ao até o 1o ano do 2o grau. Morou até a 16 anos de idade fazendo suas peripécias de infância e ajudando seu pai como balconista de um armazém de secos e molhados. Gostava muito de passear em São José dos Campos, Aparecida, Caçapava e Taubaté. Em 1932 com a crise do Café, mudou-se com sua para São José dos Campos e aqui continuou a trabalhar por conta própria em outro negócio, posteriormente foi trabalhar na Farmácia Saloni, uma das mais importantes da Cidade. Em 1935 foi fundada a associação dos empregados no comércio, indo ocupar o cargo de Diretor. Posteriormente, a associação foi transformada em Sindicato.

Pedro Maldos Rocha

Pedro e seu pai, Pedro Augusto da Rocha.
Pedro Augusto da Rocha em Jambeiro.
Pedro Augusto da Rocha
Pedro Maldos na praça de Jambeiro.
Carnaval de rua de 1966, Vila Rossi.

Sócio da associação dos oficiais de farmácia do Estado de São Paulo onde fez uma curso obtendo o seu diploma de oficial de Farmácia em 16 de maio 1940, nesta época com a sua situação financeira melhorada, pensou em entrar para o rol dos homens sérios, conhecendo a sta. Vanda Luzia Lobo natural de Sorocaba, e que aqui morava, casou-se em 08 de outubro de 1943, continuando a residir em nossa cidade. Em 1943, mudou-se para São Paulo, indo trabalhar na Farmácia do Tesouro no Largo da Misericórdia. Um ano depois sentindo saudades da Terra, retornou a São José dos Campos indo trabalhar novamente na Farmácia Saloni onde granjeava grande amizade.

Vanda Luzia Lobo Rocha jovem.
Maria Luiza da Silva Lobo e Joaquim Lobo, pais de Vanda.
Vanda e Pedro.
Vanda, Perdo e Hilda (irmã de Vanda).
Vanda, a filha Maria Angelica e Pedro.

Em 1946, decidiu não mais ser empregado de ninguém, deixava São José para ir morar em Jambeiro onde comprou uma Farmácia, por 25 contos de reis pagando 500 Mil reis por mês. Pedrinho com a sua simpatia e coração generoso cativou o povo de Jambeiro chegando a ser eleito vereador de seus representantes na Câmara Municipal com 44 votos em 3o lugar por uma aliança de partidos. Exerceu o cargo de Presidente da Câmara, com grande atuação resolveu, mais uma vez, fazer mais uma mudança vindo para a nossa cidade em 1948 instalando-se com o ramo de Farmácia a Rua Siqueira Campos 149, com a Farmácia Nossa Senhora das Dores, onde ganhou bastante dinheiro chegando a comprar o prédio da Farmácia denominando a de Farmácia Rocha.

Farmácia Nossa Senhora das Dores.
A farmácia Rocha.
Pedro diante sua farmácia na Siqueira Campos.

Em 6 de Maio de 1967, passou a figurar como socio fundador do Rotary Clube (norte), que também iniciava suas atividades naquela época, sendo o segundo Presidente do Clube (73-74) com grande atuação, ressaltando entre outras a construção do Grupo escolar da Vila São Geraldo.

Foi sócio do Sindicato do Comércio Varejista, membro do conselho da Associação Comercial, sócio remido da Associação Esportiva São José, um dos fundadores do Clube Nova Era, do SESC, e, em 25 de agosto de 1976 foi eleito o comerciante do ano. Como católico, fez parte do movimento do dízimo da Paroquial de São José dos Campos, e socio do Círculo Operário da cidade, e socio da Liga de Assistência ao Combate a Tuberculose e da Associação Paulista de Combate ao Câncer, foi o farmacêutico responsável pela farmácia comunitária e Casa do Acolhido, da mesma paróquia.

São José dos Campos, 27 de setembro de 1951 – Oficio no 179
À Família Rocha.
Levo ao conhecimento de vossas Excelências que em vista de um requerimento de autoria do Vereador sr. José Ferze Tau, deferido pela plenário desta Casa Legislativa, a mesma deliberou na ultima sessão, inserir na ata dos seus trabalhos um voto de pesar pelo falecimento da saudosa Dona Maria Bagunha Rocha, cujo passamento todos nós deploramos. Referente a morte de mãe de Pedro.
Exmo. Sr. Presidente desta Câmara:
Tendo falecido há dias nesta cidade, a exma. Sra. da. Maria José Bagunha Rocha, progenitora dos srs. Euclides, Antônio, Pedro (ex-Presidente da Câmara de Jambeiro) e de da. Olga Rocha, todos pessoas muito relacionadas e benquistas entre nós, requeiro que seja consignado na ata de hoje um voto de profundo pesar à família enlutada e que se oficie á mesma, dando ciência desta nossa deliberação.

Tênis Clube em 1956.
Pedro, seu irmão Antônio e José Nicodemo, o Pepino da Cerâmica Santo Eugenio.

Pedro na presença da esposa do governador Ademar de Barros, Leonor Mendes de Barros (centro)

Comerciante e comerciário do ano serão homenageados, amanhã, pelo SESC de São José

Depois de passarem pelo crivo de duas comissões e disputarem uma eleição, Pedro Maldos Rocha (Farmácia Rocha) e Pedro Rodrigues dos Santos (Casa Confiança) foram consagrados, respectivamente, comerciante e comerciário do ano de 1977. Amanhã, 2a feira, as entidades co-promotoras (Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Empregados no Comércio e SESC Serviço Social do Comércio) juntamente com empresários e funcionários do comércio local e autoridades farão realizar um jantar em sua homenagem, na Roda de Samba.

Pedro Rocha Maldos
“Seu” Pedrinho é comerciante desde 1948, tendo feito sua iniciação no ramo farmacêutico como comerciário na Farmácia Saloni em 1935. Atualmente é proprietário da Farmácia Rocha, sito à Rua
Siqueira Campos, 149. E sócio do Sindicato do Comércio Varejista, Sócio remido da Associação Esportiva São José membro do Movimento Cursilhista. É também membro participante e ativo do Grupo Nova Era que congrega idosos para as atividades do SESC.

Pedro Rodrigues dos Santos
É filho de São José dos Campos, funcionário da Casa Confiança, à Rua Siqueira Campos, 11, desde 1948. É sócio do Sindicato dos Empregados no Comércio, da Associação Esportiva São José e do Clube Atlético Vila Industrial. Como futebolista participou de vários clubes e grêmios, tendo se sagrado vice campeão de futebol de salão, Troféu Bandeirantes, em 1963, pela Equipe do Esporte Clube São José. Destacou-se também como Diretor da Comissão de Futebol de salão do SESC.
Jornal sem identificação.

Notícia sobre o casamento dos pais de Pedro


“Realizou-se trasanteontem, às 5 horas da tarde, o enlace matrimonial do sr. Pedro Augusto Rocha, atual empregado da Câmara Municipal desta cidade, com a cativante senhorita Josepha Bagunha Maldos, digna irmã dos nossos amigos Joaquim Bagunha Maldos e José Maldos. Paraninfaram os atos, civil e religioso, por parte do noivo, o Sr. Pedro de Paula Lopes e, da noiva, sr. Cel. Antônio Bernardes de Almeida. Aos convivas foi oferecido um lauto banquete”

O Jambeirense, 8 de janeiro de 1911

Notícia sobre a morte do avô de Pedro


“Falece nesta cidade em 20 de julho de 1919, aos 63 anos, Joaquim Bagunha Rubira, natural de Ballerana, província de Barcelona (Espanha), filho de Silvestre Bagunha e Maria Maldos, casado com Antonia Bagunha Maldos, deixando os filhos Joaquim Bagunha Maldos (pai do assinante Loth Bagunha Maldos), Josepha Bagunha Rocha (mãe do assinante Pedro Maldos Rocha) e Amadeu Bagunha.”

O Jambeirense, 25 de julho de 1986 (republicação da notícia de 1919)

Imagens do casal Pedro e Vanda

A sra. Vanda nasceu em 13 de março de 1922 e faleceu no dia 7 de agosto de 2002. O sr. Pedro faleceu no dia 29 de janeiro de 2003 no Hospital Policlin, dois dias após ter completado 87 anos de idade. Na tarde do dia seguinte foi sepultado no Cemitério do Centro (onde também está Vanda), na presença de grande número de parentes e amigos.

Nome completo: Pedro Maldos Rocha
Esposa: Vanda Luzia Lobo Rocha
Filhos: Maria Angelica, Antônio Carlos Rocha e Maria Bernadete Rocha (Caçula).
Pais: Pedro Augusto da Rocha, natural da Cidade de Paraibuna, e Teresa Bagunha Rocha, natural de Barcelona na Espanha.

A filha Maria Angélica…

… diante da placa da praça que foi batizada com seu nome no Jardim Alvorada.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!