Quem foi Rui Barbosa?
Nasceu em Salvador, BA, no dia 05 de novembro de 1849. Estadista e escritor, formou-se bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1878, foi eleito Deputado pela Assembleia Provincial da Bahia, passando a ser Deputado Geral em 1879. Escreveu o Projeto da Carta Constitucional da República, no Governo Provisório da República, quando ocupava a pasta de Finanças. A Assembleia Constituinte, no entanto foi dissolvida pelo Marechal Deodoro.
Assim, abandonou a pasta de Finanças e passou para a oposição. Envolvido na Revolução Armada, foi exilado em 1893, passando a morar na Argentina, em Lisboa, Paris e Londres. Regressando ao Brasil, foi eleito Senador pela Bahia, em 1895. Rodrigues Alves, Presidente da República designou-o como representante do Brasil na II Conferência de Paz em Haia. Demonstrando excepcional habilidade, cultura e inteligência, obteve impressionantes vitórias, o que lhe valeu o cognome “Águia de Haia”. Candidatou-se Presidência da República disputando com Hermes da Fonseca, perdendo para este. Nesta ocasião, em 16 de dezembro de 1909, visitou nossa cidade, em campanha, quando foi saudado na Estação, pelo Promotor de Justiça Dr. Francisco Raphael de Araújo Silva. Foi também membro-criador da Academia Brasileira de Letras. Um dos maiores nomes do Liberalismo no Brasil morreu em 01 de março de 1923, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Seus restos mortais foram enterrados em Salvador, na Galeria Subterrânea do Palácio da Justiça (Fórum Rui Barbosa).
A Avenida Rui Barbosa
Pela resolução nº 1 de 1913, a antiga Rua 05 de Outubro recebeu a alcunha de Rua do Parahyba. Em 21 de maio de 1923, através da indicação nº 1, a Rua do Parahyba foi denominada Av. Rui Barbosa.
Em 1899, o vereador Francisco Almada requereu o apedregulhamento da rua 05 de Outubro. Em 1919, sofreu alargamento, no trecho de Santana. Em 1925, foram realizadas as obras no viaduto da Rua Rui Barbosa. Este foi construído pela Estrada de Ferro Central do Brasil, um acordo com a Prefeitura Municipal, para que se autorizasse a construção do novo ramal ferroviário, condição esta visando a segurança na travessia. Em 1929, houve pedido do prefeito Benedito da Silva Ramos para sargeteamento e apedregulhamento da Rui Barbosa, devido a esta ser a rua de “maior movimento da cidade”, servindo “a maior parte do povo do município e também os viajantes do vizinho Estado de Minas” que para cá vinham para compra e venda de mercadorias. Na década de 30, recebeu pavimentação de blocos de pedra.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
One comentário em “Por Que Avenida Rui Barbosa?”