Por Que Avenida Rui Barbosa?

Quem foi Rui Barbosa?

Nasceu em Salvador, BA, no dia 05 de novembro de 1849. Estadista e escritor, formou-se bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1878, foi eleito Deputado pela Assembleia Provincial da Bahia, passando a ser Deputado Geral em 1879. Escreveu o Projeto da Carta Constitucional da República, no Governo Provisório da República, quando ocupava a pasta de Finanças. A Assembleia Constituinte, no entanto foi dissolvida pelo Marechal Deodoro.

Assim, abandonou a pasta de Finanças e passou para a oposição. Envolvido na Revolução Armada, foi exilado em 1893, passando a morar na Argentina, em Lisboa, Paris e Londres. Regressando ao Brasil, foi eleito Senador pela Bahia, em 1895. Rodrigues Alves, Presidente da República designou-o como representante do Brasil na II Conferência de Paz em Haia. Demonstrando excepcional habilidade, cultura e inteligência, obteve impressionantes vitórias, o que lhe valeu o cognome “Águia de Haia”. Candidatou-se Presidência da República disputando com Hermes da Fonseca, perdendo para este. Nesta ocasião, em 16 de dezembro de 1909, visitou nossa cidade, em campanha, quando foi saudado na Estação, pelo Promotor de Justiça Dr. Francisco Raphael de Araújo Silva. Foi também membro-criador da Academia Brasileira de Letras. Um dos maiores nomes do Liberalismo no Brasil morreu em 01 de março de 1923, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Seus restos mortais foram enterrados em Salvador, na Galeria Subterrânea do Palácio da Justiça (Fórum Rui Barbosa).

Anos 80
“Meu pai José Machado na esquina da rua Jaci com a Rui Barbosa em Santana, com o amigo taxista João Nazário, fingindo engraxar os sapatos. Ao fundo a esquerda o supermercado Pegue e Pague a Igrejinha e o Elite Clube no inicio dá década de 70.”
Av. Rui Barbosa, em dia de festas de tropeiros, ao fundo, muro antigo da Casa do Jovem. Nos tempos em que havia um aviso: Atenção, ônibus no contra-fluxo. Nessa época os ônibus podiam descer a Rui Barbosa… Provavelmente 1988.
Pensão em 1988.
Cooperhodia
Centro Educacional SESI em 1974.

A Avenida Rui Barbosa

Pela resolução nº 1 de 1913, a antiga Rua 05 de Outubro recebeu a alcunha de Rua do Parahyba. Em 21 de maio de 1923, através da indicação nº 1, a Rua do Parahyba foi denominada Av. Rui Barbosa.

Obras de calçamento da avenida Rui Barbosa.

Obras de abertura de galerias para instalação do novo serviço de abastecimento de água e esgoto na avenida Rui Barbosa em 1941.
Anos 80
Procissão nos anos 60.
Antigo estabelecimento comercial do sr. Julio, conhecido como Bar e Mercearia do Português na Avenida Rui Barbosa, em frente a Cerâmica Weiss, onde hoje ainda existe um pequeno complexo de comércios no local, incluindo um bar…
Em 10 de Julho de 1942 foi fundada, com personalidade jurídica, a atual CERÂMICA WEISS S.A.
O terminal Central sendo construído abaixo a esquerda, à direita, onde foi DIC Calçados e hoje é uma igreja, naquela época era um posto de gasolina. No prolongamento da Rui Barbosa vemos ao longe a igreja de Santana, e acima uma tempestade daquelas se aproximando. Foto realizada do alto da torre da Matriz em 1966.

Em 1899, o vereador Francisco Almada requereu o apedregulhamento da rua 05 de Outubro. Em 1919, sofreu alargamento, no trecho de Santana. Em 1925, foram realizadas as obras no viaduto da Rua Rui Barbosa. Este foi construído pela Estrada de Ferro Central do Brasil, um acordo com a Prefeitura Municipal, para que se autorizasse a construção do novo ramal ferroviário, condição esta visando a segurança na travessia. Em 1929, houve pedido do prefeito Benedito da Silva Ramos para sargeteamento e apedregulhamento da Rui Barbosa, devido a esta ser a rua de “maior movimento da cidade”, servindo “a maior parte do povo do município e também os viajantes do vizinho Estado de Minas” que para cá vinham para compra e venda de mercadorias. Na década de 30, recebeu pavimentação de blocos de pedra.

Móveis Artísticos Z, Rui Barbosa n 688.
Loja A Protetora
O primeiro armazém dos Prianti, aberto em 1935, em um imóvel de Pedro Rachid, na avenida Rui Barbosa, esquina com a antiga rua Iracema, em Santana.

Interior do Supermercado Cuitelo.
Década de 1940.
Foto aérea ponte sobre Rio Paraíba, Av. Rui Barbosa cruzava o rio em direção a Buquira (hoje Monteiro Lobato) e ao Sul de MG.
Ponte sobre o Rio Paraíba na década de 1940. Vista do final da Av. Rui Barbosa em direção ao bairro do Alto da Ponte. Acervo da família D’Avila Mascarenhas.
Essa pequena capela ficava na pracinha Santa Cruz da Rui Barbosa com R. Pedro Rachid.
Fato conhecido por poucos esta foi a primeira capela de Santana depois veio uma maior onde esta a atual, e em 2 de janeiro de 1935 foi desmembrada da paroquia da matriz São Josá do centro e passou a ser a segunda paroquia de São José dos Campos com a chegada do padre Luis iniciou a construção da atual igreja que hoje fica no centro do bairro.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

One comentário em “Por Que Avenida Rui Barbosa?

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!