Por que Praça Cônego Lima?

Para saber quem foi Cônego Lima Clique aqui.


Antigo Largo do Rosário, recebeu em 1897, a denominação de Praça 16 de Dezembro, data da elevação do Marechal Deodoro da Fonseca ao poder em 1890. Pela resolução nº 1 de 1913, recebeu a denominação de Praça Cônego Lima. Informalmente teve outras denominações como Jardim da Preguiça, Jardim do Coreto e Jardim do Correio.

1922

Antigo jardim do Largo da Igreja de N. Senhora do Rosário, demolida em 1879, recebeu o primeiro ajardinamento em 07 de Setembro de 1898 , na gestão do então prefeito Jordão Monteiro Ferreira, e segundo Altino Bondesan e Jairo César de Siqueira, esta foi a data em que foram plantadas as Figueiras, árvores que existiram até há poucos anos.

1938


Era uma praça fechada, sob a supervisão do tenente Manoel Pedro de Carvalho, e funcionava até as 20 horas, cercada por colunas de tijolos e cercas de arame com dois portões frontais e tela de arame, instalada em 1897. A praça passou a fazer parte do cotidiano da cidade, sendo o local escolhido para muitas festividades, principalmente o Sete de Setembro e o Dia da Independência.

1951


Houve uma reforma em 1935, com ameaça de corte às figueiras. A maioria das árvores do local foram derrubadas e colocados bancos sem encosto para afastar os doentes (segundo Jairo César de Siqueira).

1954


A partir da metade da década de 1950, passaram a ser feitas uma série de intervenções na cidade, no sentido de “modernizá-la”, influenciadas sobretudo pelas ideias de progresso e desenvolvimento das administrações da época, e pela chegada de indústrias à região. Muitas praças foram reformadas, outras criadas, e plantadas árvores ao longo do município. Em 1959, esta praça sofreu nova reforma. Os canteiros foram reformados e ampliados para onde havia o antigo coreto, as árvores foram podadas e a antiga iluminação substituída por outra de lâmpadas fluorescentes. Durante muitos anos foi conhecida como Praça dos Telefones, por lá estar instalado o posto telefônico da cidade, também foi local de um posto da Guarda Municipal. É o espaço de convivência dos moradores mais antigos da cidade, para discutir sobre o passado e a vida do município.

Abaixo uma sequência fotográfica da praça em diversos períodos.


Acrescento nesta publicação outros dois pontos bem lembrados da praça, A Igreja Cristã Evangélica e o Cachorro Quente da Neuza, que também possuem um histórico aqui no site. Basta clicar em cada um dos títulos para ter acesso |à essas informações.

Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente



Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!