Quando Ines Weiss completou 50 anos dedicados a arte (1984)

CONVITE

Prefeitura do Município de São José dos Campos
O Departamento de Cultura da P.M.S.J.C. tem o prazer de convidar V.Sa. e família, para a RETROSPECTIVA de Da INES MARIA ANTONIETTA BONADIO WEISS. Esta é uma homenagem à insigne ceramista pelo cinquentenário de dedicação à sua arte que projetou nossa cidade no cenário artístico Nacional e Internacional.

Inauguração: 2 de outubro às 20:00 horas

Maison Betilla Av. Floriano Peixoto, 494

A Exposição continuará aberta no dia 3/10 das 10:00 às 22:00 horas

(hoje neste endereço funciona um estacionamento)

Câmara Municipal de São José dos Campos em 10 de outubro de 1984

Ofício nº 015594

Ilustríssima Senhora:
De ordem do Senhor Presidente, Vereador Bérgamo Pedrosa, cumpre-me encaminhar a vossa Senhoria cópia do Requerimento no 1.857, de sua autoria, aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem.

Limitado ao exposto, prevaleço-me da oportunidade para reiterar protestos da mais elevada estima e consideração

REQUEREMOS, observados os tramites regimentais, sejam consignados nos Anais, com o destaque merecido, os nossos votos de aplausos, congratulações e de total apoio para com a sra. INES MARIA ANTONIETTA BONADIO WEISS, pelo cinquentenário de dedicação à sua arte e que ajudou, com seu trabalho sempre desvelado, a projetar nossa cidade no cenário artístico nacional e internacional.

Dona de uma vontade incomum, artista como poucas, a saga de Da. Inês e família se confunde com a própria história da cerâmica no Estado de São Paulo.

Surge, pois, o nome de Eugênio Bonadio, o italiano de Treviso, que aportou no Brasil em 1909 e já em 1911 abria a primeira fábrica de cerâmica no Estado. Mais tarde, por volta de 1920, Eugênio Bonadio, de tão saudosa memória, veio para São José dos Campos, onde deu continuidade a seu trabalho, na tradicional e sempre lembrando pelos joseenses – como a Cerâmica de Louças Bonadio, fincada ali no cruzamento da Nelson – D’ávila com a hoje rua Eugênio Bonadio, numa justa homenagem aquele que deu considerável parcela de seu suor à elevação desta comunidade.

Mais tarde, assumiu a fábrica a jovem Inês, que já revelava inegável talento, adquirido como herança de sua mãe, D.ª. Ana Santoro, a quem coube a tarefa de levar avante, após o falecimento do marido, o projeto.

Iniciando na arte, D.ª. Inês mais fazia as peças por puro prazer, expondo, mesmo sem o querer, os seus dotes de artista nata e que, por força disso, começou a se expandir, automaticamente, levando-a ao sucesso de hoje, reconhecido internacionalmente.

Participou de inúmeras exposições, recebendo de zenas de medalhas e, em 1951 recebeu missiva do Vaticano, agradecendo pelo grande sino de faiança que depois de apresentado no III Salão de Cerâmica Brasileiro, foi enriquecer o patrimônio do Vaticano e, também, deixar inserido o seu nome e o nome da terra que a acolheu como filha dileta: São José dos Campos.

São 50 anos de trabalho dedicados à arte, à formação de um nome que é tradição em todo o Estado.

Por isso tudo é que, nesta oportunidade, prestando singela homenagem à D.ª. Inês, a cumprimentamos pelo sucesso e pela dedicação à arte, que, certamente, brotando do mais recôndito de seu ser, transforma a massa em belas esculturas, dando vida à imaginação.

Cientifique-se deste teor a referida Senhora, bem como o Departamento de Cultura da Municipalidade que, por seu turno, em 02 de outubro apresentou à cidade a RETROSPECTIVA de INES MARIA ANTONIETTTA BONADIO WEISS.

Vereador Bérgamo Pedrosa
Sala das Sessões, 04 de outubro de 1984

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

One comentário em “Quando Ines Weiss completou 50 anos dedicados a arte (1984)

  1. Excelente publicação. A Marca Weiss esta presente em minha vida desde criança. Espero que um museu seja criado para perpetuar este patrimônio.

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!