Um pouco de história da Rádio
A ideia de se criar uma emissora no ITA nasceu do Trabalho Individual de um aluno, que projetou e construiu um transmissor de 1 kw. Isso em fins de 1957.
Já em 1958, tentando levar adiante a ideia, foram feias reuniões entre professores, alunos e membros da Divisão de Alunos, com a finalidade de se superar as dificuldades encontradas na obtenção e montagem dos demais componentes da estação. Foi assim que, ainda nesse ano conseguiu-se a licença oficial para se operar a Rádio. Um pequeno transmissor interno passou a funcionar com o objetivo de treinar sonoplastia, locutores e programadores.
1959 apresentou maiores perspectivas para o projeto RUSD. Embora nessa época a construção da Rádio fosse considerada tarefa quase impossível, o projeto foi a adiante. Em uma reunião que ficou famosa, os três únicos alunos que tinham persistido na Ideia resolveram dar tudo pela concretização do plano inicial. Com o auxílio de calouros daquele ano começou-se a construção do estúdio. A tarefa foi árdua. O transmissor já a tempo montado apresentava irregularidades e teve que sofrer modificações. Sérios problemas surgiram também no adquirir material. Mas, com a contribuição de várias firmas, também este empecilho foi afastado. Assim, a 16 de junho de 1959, pôde a Rádio Universitária Santos Dumont entrar no ar em caráter experimental, prosseguindo em suas transmissões até 3 de setembro quando, por fim, foi oficialmente inaugurada pelo Representante do Ministro da Aeronáutica, em cerimônia a que compareceram as principais personalidades do CTA e de São José dos Campos.
A fibra e a força de vontade de um punhado de rapazes, transformara um possível projeto na realidade RUSD, a primeira emissora genuinamente universitária do Brasil.
Objetivos
A RUSD foi criada com certas finalidades definidas que vem se esforçando em preencher. E agora, após dois anos de existência, já se pode constatar ótimos resultados. Dividem se as finalidades da Rádio em: divulgativas, culturais e educativas
Na parte de divulgação, em virtude do seu grande raio de alcance, a Rádio Universitária Santos Dumont tem procurado tornar o Brasil melhor conhecido no exterior. Com relação a este objetivo, são significativos os trabalhos de intercâmbio com emissoras universitárias similares dos Estados Unidos Procura também difundir em todo o Brasil a regime de vida no ITA e CTA, as pesquisas e estudos que aqui se efetuam, e os currículos normais da escola.
Com respeito às finalidades culturais, tem-se tentado sobretudo elevar o nível de programação da emissora, aumentando se as audições de música erudita e selecionando se a música popular, principalmente brasileira.
Como instrumento educativo, a Rádio muito tem feito por aqueles que nela trabalham. Assim, concorre ela para o desenvolvimento técnico e intelectual do indivíduo. (manutenção de equipamento, programação). Por fim, a frequente necessidade de trabalhos em equipe, tem tido benéficos efeitos no campo das relações humanas, fazendo com que a RUSD se torne um complemento da escola nesta árdua tarela de formar um bom engenheiro.
Revista Atualidades, década de 1960
Para saber mais, visite o site:
http://www.aeitaonline.com.br/wiki/index.php?title=RUSD
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com