O documento apresentado se refere à nomeação do nome de uma rua do bairro Vila Ema para Comendador Remo Cesaroni, ilustre morador que ali teve seu observatório e cine-planetário.
Um ponto interessante do texto é a promoção do antigo Hotel San Remo que existiu ao lado da Igreja Matriz no centro, hotel este que eu tinha planos de pernoitar em uma ocasião para registrar e eternizar seu interior nunca fotografado, acabei filmando apenas a área externa deixando o pernoite para outra ocasião, que neste ato falho perdi a grande oportunidade, pois o hotel viria a fechar e ser demolido algum tempo depois, dando lugar a um banco.
Câmara Municipal de São José dos Campos
RUA REMO CESARONI
Geraldo Marcondes Cabral
O comendador Remo Cesaroni se tornou popular em São José dos Campos, não só por ser encarregado do consulado italiano na cidade e por ter montado o melhor hotel da época, mas por se tornar o Papai Noel das crianças pobres da cidade, pois por ocasião do Natal vestia-se caracteristicamente e, em seu automóvel, saía pelos bairros distribuindo balas, bombons e até brinquedos para as crianças.
Ele veio para São José dos Campos tuberculoso, para se tratar com o dr. Nelson D’Avila e aqui se curou, não mais deixando a cidade.
Em 1933 o sr. Pedro Rachid construiu o prédio da praça João Pessoa, na qual o comendador Remo Cesaroni instalou o Hotel San Remo.
Vale a pena transcrever do álbum de João Netto Caldeira, o texto de promoção desse estabelecimento, como segue abaixo:
Hotel S. Remo
Não exageramos afirmando que, presentemente, o Hotel San Remo é o maior, o mais importante e o melhor montado estabelecimento no seu gênero, existente na zona Norte.
Pertence á acreditada firma Cesaroni & Rossi, tendo como sócio-gerente o conceituado cavalheiro sr. Remo Cesaroni, agente consular da Itália, neste município e está instalado em grande sobrado, pertencente ao sr. Pedro Rachid e recentemente construído no Largo da Matriz.
Na parte térrea do edifício ficam a portaria, sala de visitas dotada de piano e rádio, amplo salão de refeições, copas, cozinha, garagem.
No andar superior estão os dormitórios, cuidadosamente encerados, com camas Patente, guarda-casacas, água corrente, venezianas, salas de banho e aparelhamento sanitário.
Além da excelência dos dormitórios, destaca-se o esmero da cozinha, dirigida pessoalmente pelos proprietários, empenhados em agradar sempre os que lhes deem preferência.
Indo a São José dos Campos e desejando ter conforto, ninguém deve vacilar: deve ir diretamente ao Hotel São Remo”.
Ele montou em São José o Observatório Astronômico Galileu Galilei, cujos apetrechos ficaram abandonados depois de sua morte.
A Câmara Municipal, reconhecendo sua contribuição ao progresso da cidade, concedeu-lhe em 19 de fevereiro de 1957 o título de “Cidadão Benemérito”, que ele recebeu com efusiva alegria. A rua com seu nome fica na Vila Ema.
A Rua Comendador Remo Cesaroni pode ser identificada clicando aqui.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente