Santana… Oh velha Santana…

Um texto recheado de saudosismo e amor pelo bairro Santana, onde a Priscila depositou seus mais sinceros sentimentos e nostalgias. Publicado no grupo SJC Antigamente em 2019.


Neste dia tão especial sentada no meu canto preferido da sala, comecei a me lembrar da minha infância. Infância essa vivida no bairro de Santana. Oh época boa! Dinheiro quase não tínhamos, conforto também não, mas havia muito amor e respeito.
Amor pela família, pelos amigos, pelos professores e muito respeito a eles. Era um tempo de princípios e valores.

Sinto saudades desse tempo bom em que os professores eram admirados. Eram nossos mestres. Suas palavras eram ouvidas e valorizadas. As crianças obedeciam seus pais, seus avós, seus professores e as pessoas mais velhas.

Sim eu tenho muito amor pelo meu passado. Tenho amor no bairro onde cresci e onde fiz muitos amigos verdadeiros. Tenho amor pela minha primeira escola: EEPG “Santana do Paraíba”. Sinto saudades dos meus professores: D. Marly Mazza de Freitas, D. Felicidade Nunes, D. Clélia, D. Leila, D. Maria Delgado, Jacira e tantos outros. Tenho saudade da merenda da D. Diva, que fazia um arroz à grega maravilhoso, um arroz doce, um macarrão com salsicha… hmmm!



Nosso dentista era o tio Waldemar… Inesquecível. Sim nessa época as escolas tinham dentistas. A D. Laura nossa inspetora… rsrs… Tão baixinha… Tão fofinha e tão bravinha…Também nós dávamos um pouquinho de trabalho a ela, né?!

Como falar de Santana sem falar do Pe. Luiz, uma figura ilustre. Um padre sério e bravo que dava cada “pito” nos seus fiéis… mas era muito respeitado, ele exigia que todos fossem a missa “bem vestidos”, nessa época não era permitido bermudas, shorts e regatas nas missas. Ai de quem ousasse desobedecer… rsrs



Santana é sim um bairro diferente de todos os outros em São José dos Campos. Parece que parou no tempo, muitas casas são as mesmas não foram modificadas, muitas famílias tradicionais moram lá há anos, como por exemplo os Corrás. A feira de domingo continua no mesmo local para felicidade e infelicidade de alguns moradores… É um lugar onde os mineiros dizem que por preguiça pararam por lá quando vieram de Minas.

Quem se lembra da sorveteria do Canário? Que por sinal voltou a funcionar no mesmo local. Que delícia tomar um sundae nas tardes de domingo!


Nota: A Sorveteria Canário fechou novamente no dia 10 de outubro de 2021.


Nenhuma descrição de foto disponível.

E as festas de Santana? Que festas boas. Assistíamos a missa ansiosos pelo término para participar da festa, encontrar amigos e paqueras. Essas festas aconteciam em julho e encerravam no dia do meu aniversário dia 31 de julho. Foi nessa festa que conheci meu marido.

Como era bom sentir o cheiro do incenso na missa, levar flores a Nossa Senhora Santana no mês de maio, ouvir o coral afinado. Era um orgulho sair de dama nessas festas né Ademir Mary? Acompanhar a procissão ao som das músicas e da voz do Pe. Luiz que sempre dizia: “vamos caminhando… Vamos caminhando… Não parem!”



Agora… Santana tinha um lugar muito especial que era o Studio Rack comandado pelo Bosquinho. Quem não dançou nas domingueiras do Rack? Quem não ficava ansioso pelo momento da música lenta para ficar com o seu paquera? Muitos casais se formaram lá. Oh coisa linda!


Nessa época não tinha barzinho. A diversão do povo era se encontrar na ADC Rhodia onde o Bosco começou sua carreira, ou no Studio Rack que foi aberto por ele posteriormente.

Ah se os jovens de hoje pudessem saber o que foi nossa adolescência sem um celular!!!

Bom… Eu relembrei tudo isso porque hoje é aniversário do meu padrinho Bosco (ele aniversaria no mês de fevereiro) que faz parte de Santana e quem eu amo muito. Ele foi meu herói de infância… Foi ele uma das pessoas que me proporcionou muitas coisas boas que tive na minha infância. A ele hoje eu desejo muitas felicidades e muita saúde.


Parabéns pelo seu dia tio.
Amo você ❤️❤️❤️❤️

Priscila Sanches de Faria

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!