O conteúdo a seguir foi retirado do Almanach de 1905, organizado por Sebastião Penna da Camara, redator gerente do jornal A Cidade e advogado da Câmara Municipal na época. Temos descrita uma São José em formação, procurei manter a escrita da época valorizando assim o texto daquele período.
A’ margem direita do Parahyba, numa bella e elevada planicie, d’onde se contemplam, de um lado o dorso escuro da Mantiqueira, d’outro lado as azuladas ondulações do Serrote, ergue se sempre sadia e agradavel a cidade de São José dos Campos.
Sabe-se com seguro fundamento, que este povoado foi desde 1643 um aldeamento de guaranys, de cuja cathechese se encarregaram os jesuitas.
Desde o principio gosou das prerogativas de villa e foros de parochia. A sua invejavel e admiravel topographia, a uberdade de seu solo e a amenidade do seu clima, cada vez mais, recommendam esta localidade, hoje séde de importante comarca e do 2.0 districto federal.
A parochia limita-se ao Norte, com São Francisco Xavier do Rio do Peixe, ao Sul, com Jacarehy, a Este e Nordeste, com Caçapava e a Oeste e Sudoeste, com Patrocinio de Santa Isabel e Jaguary, ao Nordeste com Buquira e Sudeste com Jambeiro.
Boas vias de communicação e a Estrada Central facilitam as relações commerciaes desta cidade com as povoações visinhas do interior, com as capitaes federal e estadual e com as principaes cidades servidas pelas linhas ferreaes, em contacto com a Central.
E’ de esperar-se que em futuro proximo se aproveitam as condições do excellente porto de São Sebastião, e, então, segundo varios estudos feitos, São José, forçosa e naturalmente será o ponto procurado pela importante linha, que nos trará o commercio do Sul de Minas e nos abrirá o excellente porto visinho, importantissimo, quer se o considere sob o ponto de vista commercial, ou estrategico.
Trata-se hoje de dotar a cidade de um bello serviço de abastecimento d’agua potavel e de esgotos; as obras se acham muito adeantadas e pode-se predizer que estes melhoramentos virão dar incalculavel desenvolvimento á cidade, vantajosamente situada n’um local proprio para estender-se em largas ruas, avenidas, praças e tudo mais que possa concorrer para seu embellezamento e conforto.
As cachoeiras visinhas poderão fornecer-nos todos os benificios da electricidade.
Um dos melhoramentos que se impoem é aquisição de uma nova e mais ampla matriz; já existem elementos para em breve tornar-se realidade as mais bellas e justas aspirações de um povo laborioso e catholico, por indole e educação.
Tambem se falla na construcção de um elegante theatro. O terreno está prompto.
O nosso patriotico governo e nossa illustre edilidade saberão secundar os louvaveis esforços de um povo, que deseja, trabalha e tem direito a concorrer com seu progresso e engradecimento á conservação e augmento do bom nome da gloriosa patria paulista.
Não encontrei mais referências sobre o autor, mas Luiz Jacintho de Medeiros escreveu sobre Penna da Camara em 1° de dezembro de 1904:
E’ ao esforço perseverantissimo do illustre jornalista e homem de letras, Penna da Camara, alliada à sua mascula intelligencia, que devemos a publicação deste annuario, no qual estão condensadas as formas mais consentaneas de todos os generos de literatura em obras deste quilate.
Nos fastos da evolução intellectual e educativa de S. José dos Campos, em tempo algum succedeu um facto de tanta relevancia para os nossos fóros de povo civilisado.
Si bem que lembrado o tentamen da publicação de um almanach, embora modesto, sob. ponto de fidalguia com que faz sua estrèa o presente, todavia baqueou diante das enormes difficuldades, cada qual da maior monta, que se antepuseram à realisação de tão ingente factor de nosso adiantamento moral, difficuldades essas que foram galhardamente sobrepujadas pelo espirito extraordinario, de iniciativa e de intelligencia, de Penna da Camara.
A publicação do presente almanach, não attinge somente os quatro pontos cardeaes do municipio, ao envez, tem por fim principal attestar a nossa virilidade no commercio, na lavoura, nas artes e ainda mais nos” departamentos das sciencias, levando a outros distantes a prova irrecusavel, palpavel e iconcussa do nosso adiantamento material e moral.
Portanto, os louros que S. José dos Campos colher com a publicação do presente annuario, deve-o exclusivamente ao festejado escriptor Penna da Camara, que, com tanto devotamento collabora na obra do engrandecimento desta localidade, pelo que, nesta minha humilde é despretenciosa opinião, saúdo o intemerato jornalista.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente