The Brothers Jacksons, grupo de Funk Soul nascido na zona sul, Jardim Satélite na década de 1980. Fizeram marcantes apresentações em ruas, escolas e nas boates noturnas, chegando a se apresentarem na televisão nos programas Viva a Noite da TVS (atual SBT) e Raul Gil da TV Band, entre outros. Ouça os áudios abaixo:
O grupo de dança era formado por Adilson Pompeu, Pedrão (líder e coreógrafo), Detinho e Guinhão. Com a morte por afogamento do Deusdete Fernandes (Detinho) em 1985, irmão do Domingos Fernandes (Guinhão) que hoje mora no México, o grupo encerrou suas atividades, se reunindo ocasionalmente com outros membros.
Os The Brothers Jackson são a base da história do Funk Soul de São José e do Vale do Paraíba.
Abaixo a matéria sobre ele na coluna Vale Viver do Valeparaibano na década de 1980.
Brother Jackson´s, o funk do Satélite
O primeiro grupo funk de São José dos Campos já circula com sucesso pelos bailes e shows dos bairros periféricos da cidade. É o The Brothers Jackson’s. formado por rapazes do Jardim Satélite. Tudo começou há três anos, quando num anônimo concurso de dança, na Vila Santa Terezinha, na quadra de ensaios da Escola Unidos da Vila. os animados rapazes do grupo funk entusiasmaram a plateia e acabaram ganhando o primeiro lugar. Hoje, Pedrão, Domingos, Deusdeth, Rui, Adilson “Soul People” e Joãozinho “Ligeirinho” tornaram-se profissionais da dança e da dublagem de música funk que eles também preferem rotular de “black sound”. Do anonimato da periferia, os rapazes, funk passaram a dançar na Gênesis e foram bicampeões do concurso anual de dança, tendo recebido até uma placa de prata com seus malabarismos na pista de dança daquela boate joseense.
Hoje, o Brothers Jackson’s irá a São Paulo para uma gravação especial no Programa Raul Gil que será apresentado pela TVS no próximo dia 24.
Yellow Power
Conversando, os rapazes do grupo funk joseense não lembram nem de longe a agitação de uma pista de dança. São calmos até um pouco tímidos. Chamam atenção nas ruas, pelo cabelo tipo black-power pintado de amarelo, do Deusdeth, um tipo que poderia figurar em qualquer conjunto funk americano. Punk? Nem pensar. O grupo joseense nega qualquer ligação com a filosofia punk e prefere dizer que “somos mesmo é pela música soul funk”. Hoje, eles são muito conhecidos nos bairros, periféricos da cidade, principalmente no Jardim Satélite, onde chegam a ser ídolos do bairro.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com